quarta-feira, 22 de julho de 2009

Na vida, tudo pode acontecer...

Você já parou para refletir sobre a vida? Sobre como ela pode , de repente, nos supreender? Coisas sempre acontecem: surpresas agradáveis ou desagradáveis. Não importa. O importante é que sempre algo acontece em nossas vidas.
É óbvio que desejamos que só aconteçam coisas boas. No entanto não podemos fugir das más. Fomos criados para a felicidade é verdade. Mas passamos, em alguns momentos, por experiências ruins. Elas nos são necessárias, para o nosso engradecimento pessoal.
Não é possível viver de mesmices. Imagine: usar a mesma roupa, comer o mesmo tipo de comida, ouvir a mesma música, conversar as mesmas coisas com as mesmas pessoas todos os dias... Isso não seria mesmo uma chatice? O que de novo nós teríamos?
É por isso que insisto em dizer: coisas novas sempre acontecerão e sempre irão nos supreender.
Muitas vezes, o que acontece é que não nos preparamos para as mudanças. Acreditamos que a nossa vida será sempre a mesma, que as pessoas com as quais convivemos serão sempre as mesmas. E que suas ideias e seus sentimentos por nós também o serão.
E aí, nos decepcionamos quando nos damos conta de que tudo passa: a dor, a alegria, o amor, a amizade, a saudade, a saúde... Tudo passa. Tudo mesmo. O que fica é a lembrança, é a recordação, é o desejo de vivenciar tudo aquilo novamente, quando o que aconteceu foi bom.
Será que você já parou para pensar nisso? Será que já parou para pensar que nós também passaremos? E passamos todos os dias pela vida das pessoas deixando impressões, deixando marcas, deixando vida, esperança ou o contrário dela... Será que você já pensou nisso? Já pensou em que marca está deixando no coração das pessoas?
Na vida, tudo pode acontecer...
O amanhã não nos pertence... Carpe Diem!!! Aproveite o dia!!! Aproveite enquanto você pode sorrir para enxugar as lágrimas de quem chora. Aproveite enquanto você pode guiar. Amanhã, pode ser você a precisar de alguém que o guie.
Lembre-se: a vida sempre pode nos surpreender... Precisamos acreditar nas pessoas. Precisamos acreditar nas mudanças. Precisamos acreditar que podemos fazer a diferença, sendo diferentes.
Aproveite o hoje...
para amar,
para ser amado,
para perdoar,
para pedir perdão,
para guiar quem o procura,
para ser guiado.
Aproveite o hoje...
para ser você,
para acreditar em sua capacidade,
para realizar os seus sonhos,
para fazer projetos,
para ser feliz.
Aproveite! Porque, na vida, tudo pode acontecer.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Somos bobos!!!

Sim, somos bobos. Porque pensamos e fazemos bobagens.
Quantas vezes nos sentimos sozinhos, mesmo estando rodeados de pessoas?
Quantas vezes não valorizamos aquelas pessoas que nos amam e que querem o nosso bem?Quantas vezes brigamos, nos irritamos com coisas que os outros nos falam e que se refletissemos mais concluiríamos que nem valem a pena?
Quantas vezes nos importamos com pessoas que não se importam conosco ou que nos odeiam, nos invejam ou que, simplesmente, não gostam da gente?
Mas e então, o que é importante para nós? O que não é bobagem? O que não é perder tempo?Bem, as respostas a essas perguntas vão depender do ponto de vista de quem responde.
Para mim, bobagem é...
Quando magoamos aqueles que amamos e que nos amam;
Quando perdemos tempo nos irritando com pessoas que não valem a pena;
Quando esquecemos ou não encontramos tempo para abraçar, para beijar, para falar dos nossos sentimentos para os nossos amigos e familiares... Assim como para aquela pessoa também especial (paquera, namorado, noivo, marido ou companheiro).
Quando não cuidamos da nossa saúde. Sim, porque sem ela nada fazemos nada nesta vida, neste mundo;
Quando escutamos os maus conselhos de amigos que, na verdade, não são nossos amigos (nos enganam, nos mostram um mundo sedutor, mas perigoso e ilusório. Sim, porque ilusões acabam e, geralmente, as consequências delas são irreparáveis...) estamos perdendo tempo;
Perdemos tempo também quando esquecemos de basear nossa vida no amor a Deus, no amor ao próximo, no perdão das ofensas, na caridade...
Ou ainda quando acreditamos que não somos capazes de realizar os nossos sonhos: passar no vestibular, num concurso, fazer uma faculdade, conseguir um emprego, conquistar um amor, amigos verdadeiros...
Seja qual for o nosso sonho, devemos acreditar que os alcançaremos e trabalhar, para que eles aconteçam.
Não podemos, simplesmente, esperar, devemos fazer com que os nossos sonhos se tornem reais.
Por exemplo:
Se desejamos passar no vestibular, estudemos para isso... Se não for desta vez, nos preparemos para a próxima;
Se desejamos conseguir um emprego, façamos cursos, pesquisemos nos classificados, gastemos sola de sapato.
O importante é jamais desistir. E ter fé. Fé e ação tem de andar juntas. Porque "a fé sem obras de nada vale".
Não devemos desperdiçar as oportunidades que a vida nos dá... Porque, às vezes, reclamamos muito que na vida nada de interessante nos acontece, mas, na verdade, somos nós que não reconhecemos as oportunidades que nos surgem no caminho.
Não sou contra perdermos tempo... Sou contra perdermos tempo com o que não nos é importante.
Sou a favor de que devemos perder tempo sim, mas somente e tão somente com o que vale a pena realmente! E isso só quem pode decidir é você, sou eu, é cada um de nós.
Façamos todos e cada um a sua parte! E seremos mais felizes. O mundo será melhor!

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Estou me sentindo triste hoje.

Sabe aqueles dias em que a gente se sente triste, mas não sabe o porquê? Pois bem, é assim que estou me sentindo hoje. E o que mais me angustia não é essa tristeza, mas a injustiça de senti-la.
Injustiça sim, porque a vida tem sido tão generosa comigo. E enquanto o coração teima em se sentir triste, a razão me lembra que não há motivos para isso. E concluo que estou sendo até um pouco egoísta, ou, talvez, muito quem sabe.
Egoísta, porque quando penso que há pessoas neste mundo com verdadeiros motivos para a tristeza, envergonho-me de estar me sentindo assim. E, às vezes, chego a pensar que toda essa reflexão é uma grande bobagem. E que, talvez, eu esteja escrevendo isso mais para ter o que escrever do que para desabafar. Porque pensando bem, escrever é muito difícil!!! Expressar o que sentimos, o que pensamos é muito complicado. A gente precisa de segurança para isso. E, sinceramente, em alguns momentos da minha vida sou muito insegura.
A gente tem medo de dizer o que pensa e da desaprovação do mundo. Por que por mais que a religião, baseada na bíblia, nos convença da verdade destas palavras de Jesus: "De que vale ao homem ganhar o mundo, se perder a sua alma?". É difícil pôr em prática esse ensinamento. Porque querendo ou não, necessitamos da aprovação do outro.
E talvez seja por isso que eu esteja triste, por não saber direito quem sou ou quem desejo ser.
E quem sabe isso até pareça conversa de adolescente, mas não é. Acredito que nós, seres humanos, buscaremos a nossa identidade até o fim dos nossos dias.
Pode ser que a Psicologia diga e até prove o contrário do que penso. Mas e daí? Esta é a minha opinião. Tenho o direito de dizê-la. E se não costumo dizer tudo o que penso para as pessoas no meu dia-a-dia, por medo de magoá-las ou de perdê-las ou mesmo para manter a "harmonia" social, ao menos posso dizer aqui.
Mas voltando a história da tristeza: sou assim mesmo, meu humor é oscilante. De repente, do nada uma tristeza me invade a alma, mas logo ela passa. Por enquanto ainda não passou, mas sei que passará. Não importa. O importante é que vivo e gosto muito disso.